Duelo de Reinos é um jogo educativo, simples de matemática envolvendo lógica e dentro das competências da Matemática e Educação Física baseadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
O jogo que criei é desenvolvido em vários níveis de dificuldade. Partindo dos
primeiros anos, como um simples jogo de cartas onde as cores determinam o vencedor
do duelo.
Por conta dos alunos recém chegados aos primeiros anos ainda não dominarem a escrita e a leitura, desenvolvo com eles um jogo baseado em três cores: laranja, verde e azul cada uma representa um elemento: Fogo-Laranja, Gelo-Azul e Natureza-Verde.
Cada cor representa um reino, daí o nome DUELO DE REINOS, e cada aluno confecciona suas próprias cartas utilizando papel sulfite onde, dobrando cada folha gera 4 cartas que representará um reino: Laranja o reino do Fogo, Azul o
reino do Gelo e Verde o reino da Natureza.
A jogabilidade também é muito simples, baseada no jogo Pedra, Papel e Tesoura. A cor laranja ganha da cor verde, a cor verde ganha da cor azul, e por sua vez a cor azul ganha da cor laranja no duelo. caso joguem as mesmas cores, é declarado empate. Como cada aluno tem em suas mãos 12 cartas (4 de cada cor) no limite de 12 rodadas, se alguém vencer 5 duelos, vence a partida.
Caso ninguém vença 5 duelos, após jogarem as 12 cartas, o jogo é declarado empatado.
Há outras versões do jogo para se trabalhar com os outros anos/ciclos também, o jogo se desenvolve de cores para números, onde cada número representa a força do personagem, depois números com poderes, após isso temos os heróis com poderes de ataque, defesa, contra ataque, bônus, onde já podemos trabalhar com os quintos anos,
fechando assim todo o ensino fundamental I.